Pesquisar este blog

Curtir Facebook


sábado, 10 de dezembro de 2011

Você sabe o que é CRISC?



O Certificado em Risco e Controle de Sistemas de Informação™ (CrisC ™, pronuncia-se “see-risk”) destina-se a reconhecer uma vasta gama de profissionais em seu conhecimento de riscos para a empresa e sua capacidade de projetar, implementar, monitorar e manter o controle, mitigando este risco. É especialmente concebido para os profissionais que têm experiência em trabalhar com a identificação, avaliação, resposta e monitoramento de riscos, projetos de controle, execução, e manutenção.
CRISC – Certified in Risk and Information Systems Control – é projetado para profissionais de TI para identificar e gerenciar riscos através do desenvolvimento, implementação e manutenção de sistemas de informação, através de controles para ajudar as empresas a alcançar os objetivos do negócio, com eficiência e eficácia das operações, informações financeras confiáveis, e o cumprimento de requisitos normativos e legislativos.
A certificação CRISC incide sobre:

  • Indentificação e avaliação de riscos
  • Responsabilidade de riscos
  • Controle de riscos
  • Projetos de controle e excução de Sistemas de Informação
  • Acompanhamento, controle e manutenção de Sistemas de Informação
Segundo a ISACA, a certificação CRISC foi criada com base no modelo Risk IT, um guia que orienta o aprimoramento dos processos de tecnologia com gerenciamento dos riscos de forma integrada. Segundo a ISACA, o Risk IT vem para preencher a lacuna deixada pelo modelo CobIT (Control Objectives for Information and related Technology), que se concentra mais na governança em TI e menos na gestão de riscos dos sistemas.
É interessante ressaltar a importância dessas especializações, que nem de longe conseguem ser acompanhadas pelas instituições de ensino em seus cursos voltados a esse tema. Acaba-se tendo que recorrer até mesmo a cursos somente em lingua inglesa em alguns casos, para se manter atualizado e sintonizado às demandas do mercado.
A questão da exigência de experiência conferem também um valor maior ao certificado, ao contrário da maioria dos programas de certificação oferecidos por outras empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário