O ITIL - Information Technology Infrastructure Library é um modelo de referência para gerenciamento de processos de TIC muito aceito na atualidade. Essa metodologia foi criada pela secretariad e comércio do governo inglês, à partir de pesquisas realizadas por consultores, especialistas e doutores, para desenvolver as melhores práticas para gestão de TIC nas empresas públicas e privadas.
O foco desse modelo é descrever os processos necessários para gerenciar a infraestrutura de TIC eficientemente e eficazmente de modo a garantir os níveis de serviço acordados com os clientes internos e externos.
Características do ITIL:
- Modelo de referência para processos de TIC não proprietário;
- Adequado para todas as áres de atividade;
- Independente de tecnologia e fornecedor;
- Baseado nas melhores práticas;
- Um modelo de referência para a implementação de processos de TIC;
- Checklist testado e aprovado;
- O que fazer e o que não fazer.
A ISO 20000 é uma norma internacional que tem como objetivo regulamentar, no âmbito mundial, o padrão para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. A ISO 20000 se divide em duas partes:
- A ISO 20000-1 que trata da especificação para a gerência de serviços de TIC;
- A ISO 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TIC;
Resumidamente, a primeira parte trata dos processos que devem ser implementados e a segunda trata da avaliação do que foi implementado na primeira.
O ITIL e e a norma ISO 20000 tem em comum a meta de fornecer um conjunto de processos estruturados e com qualidade para gerenciar os serviços de TIC.
No meu ponto de vista a prova para a certificação da norma tem uma maior dificuldade em relação ao ITIL, porém com um bom material de estudo e foco se consegue obter a certificação.
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