Pesquisar este blog

Curtir Facebook


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Principais mecanismos de segurança

Mecanismos de segurança




O suporte para as recomendações de segurança pode ser encontrado em:
  • Controles físicos: são barreiras que limitam o contato ou acesso direto a informação ou a infra-estrutura (que garante a existência da informação)que a suporta.
    Existem mecanismos de segurança que apóiam os controles físicos: Portas / trancas / paredes / blindagem / guardas / etc...
  • Controles lógicos:  são barreiras que impedem ou limitam o acesso a informação, que está em ambiente controlado, geralmente eletônico, e que, de outro modo, ficaria exposta a alteração não autorizada por elemento mal intencionado.


Existem mecanismos de segurança que apóiam os controles lógicos:

  • Mecanismos de criptografia. Permitem a transformação reversível da informação de forma a torná-la ininteligível a terceiros. Utiliza-se para tal, algoritmos determinados e uma chave secreta para, a partir de um conjunto de dados não criptografados, produzir uma sequência de dados criptografados. A operação inversa é a decifração.
  • Assinatura digital. Um conjunto de dados criptografados, associados a um documento do qual são função, garantindo a integridade do documento associado, mas não a sua confidencialidade.
  • Mecanismos de garantia da integridade da informação. Usando funções de "Hashing" ou de checagem, consistindo na adição.
  • Mecanismos de controle de acesso. Palavras-chave, sistemas biométricos, firewalls, cartões inteligentes.
  • Mecanismos de certificação. Atesta a validade de um documento.
  • Integridade. Medida em que um serviço/informação é genuino, isto é, esta protegido contra a personificação por intrusos.
  • Honeypot: É o nome dado a um software, cuja função é detectar ou de impedir a ação de um cracker, de um spammer, ou de qualquer agente externo estranho ao sistema, enganando-o, fazendo-o pensar que esteja de fato explorando uma vulnerabilidade daquele sistema.
Existe hoje em dia um elevado número de ferramentas e sistemas que pretendem fornecer segurança. Alguns exemplos são os detectores de intrusões, os anti-vírus, firewalls, firewalls locais, filtros anti-spam, fuzzers, analisadores de código, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário